O que NÃO fazer na hora de contratar especialistas
Da mesma forma que os candidatos devem se preocupar com uma série de comportamentos e se preparar para os cargos que desejam, uma empresa também precisa se planejar para conseguir atrair e contratar profissionais de ponta. Quanto maior a necessidade da empresa de ter especialistas, mais ela deve se preocupar com o processo de recrutamento desses candidatos.
Se prepare ao selecionar especialistas
Especialistas são profissionais avançados quanto ao conhecimento em um determinado assunto. Assim, são pessoas que investiram muito na sua formação, pois ser um especialista em algo demanda tempo e dinheiro, por isso, esse perfil de profissional é muito visado, o que faz com que ele tenha boas oportunidades e assim, eleve o nível do que procura em um emprego/empresa.
É fundamental que a empresa entenda que para cada perfil de profissional é necessário ter uma estratégia de recrutamento e para especialistas, é sempre bom tomar cuidado com os seguintes pontos:
Divulgar vagas genéricas
Um especialista não se interessa por uma vaga genérica. Assim, quanto mais informações a empresa definir sobre a vaga e sobre as atribuições, maior as chances de achar profissionais de qualidade.
No entanto, não é apenas elaborar a vaga e divulgar, é conseguir garantir que tudo que está nela seja efetivado. Atrair um especialista com uma vaga e na prática, colocá-lo para executar outras atividades, só vai levar o profissional a se desligar da empresa.
Dica: vagas para especialistas devem ser divulgadas em ambientes estratégicos (plataformas/sites especializados na área, por exemplo), assim a empresa tem chance de alcançar melhores candidatos.
Processo seletivo desorganizado
A primeira impressão que o profissional vai ter da empresa está no processo seletivo. Quando ele é bem organizado, tem critérios definidos, etapas bem executadas, o profissional já entende que a empresa leva a sério a seleção de candidatos e com isso, já tem uma primeira impressão que vai motivar ainda mais a participação.
Se o processo é feito de qualquer forma e o candidato sente que, além de não estar sendo avaliado de maneira justa, ainda tem etapas pouco transparentes, isso desperta desmotivação em participar e até pode gerar dúvida sobre a ética da empresa durante uma seleção. Então, se estamos falando de profissionais visados e concorridos, ter um processo desorganizado vai afastar esses bons candidatos.
Proposta abaixo da média
Como já colocamos, o especialista é um profissional visado no mercado, por isso, a empresa tem que entender que uma das cartas que ela tem para atraí-lo é a proposta financeira e os benefícios que ela oferece.
Além de uma proposta acima da média, a empresa também deve mostrar que investe em estrutura para o setor em questão. Ao fazer isso, ela mostra que aquele profissional terá um ambiente adequado para trabalhar, afinal, não adianta a empresa contratar o especialista e deixar ele de enfeite. Um profissional desse calibre não vai ficar na empresa se não puder se desenvolver.
O mercado de trabalho é assim: algumas vezes os candidatos concorrem pela empresa, algumas vezes as empresas têm que concorrer pelos candidatos. Independente desses dois caminhos, a porta de entrada é sempre o recrutamento!
Nós podemos te ajudar a não cometer erros na hora de encontrar um especialista! Atuamos no recrutamento para as áreas de Engenharia & Supply Chain, converse com um de nossos consultores e saiba mais!