Quais serão os desafios e como se preparar para o mercado de trabalho em 2021?
O que trabalhadores, recrutadores e empresários mais ouviram falar no fim de 2020 é que o ano de 2021 seria um dos mais desafiadores da história para o mercado de trabalho. E não é à toa: este é o primeiro ano que se inicia após a grande crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus. Certamente os desafios estarão presentes em todas as áreas e é preciso conhecê-los para se preparar corretamente para um ano fora do comum.
O trabalho remoto chegou para ficar e é preciso se acostumar
Forçado pelo isolamento social e quarentenas impostas em vários países do mundo, o trabalho remoto – que já era uma tendência antes da pandemia – definitivamente deve fazer parte do mercado de trabalho a partir de agora.
Algumas empresas se adaptaram bem ao modelo e, agora que viram que é viável, podem implementar a modalidade de trabalho em sua rotina, com jornadas 100% presenciais, ou mistas. O trabalho remoto deve permanecer por mais um tempo mesmo naquelas empresas que não vão adotar o sistema remoto após a pandemia, já que algumas optam por esperar a cobertura da vacina para retomar o trabalho presencial.
Inabilidade de interagir com os outros estará presente
A Forbes apontou, em matéria publicada no último mês de dezembro, que o trabalho remoto e as chamadas de vídeo, apesar de serem tendência no mercado de trabalho, podem impor um novo desafio, até então desconhecido às empresas, trabalhadores e clientes: a inabilidade de interação entre vendedores, consumidores, colegas de trabalho, líderes e outras pessoas envolvidas. Em pouco tempo, nos acostumamos à falta de contato direto e isso pode impactar na maneira como o mercado de trabalho funciona a partir de agora. Especialistas defendem treinamentos e reuniões de pessoal mais frequentes durante o trabalho remoto para amenizar esse novo problema.
O desemprego deve continuar em alta, assim como trabalhos informais
Forbes também estima que as demissões devem continuar como um desafio em 2021. Empresas de todos os tipos e tamanhos vão continuar apertando os cintos e controlando gastos para se manterem na ativa neste ano. De acordo com a revista, a maioria das empresas que passam por dificuldades devido à pandemia só deve se recuperar em 2025.
Mudança de carreira como alternativa
Ter que mudar de carreira de uma hora para a outra pode parecer um desafio, mas é uma das maneiras de se preparar para tantos outros obstáculos que esse ano reserva ao mercado de trabalho. A decisão pode ser, inclusive, uma alternativa a quem entrou para a estatística do desemprego nos últimos meses. Conquistar novas habilidades, fazer novos cursos, ou se especializar em outra área é um dos caminhos mais interessantes para se preparar para o ano que acabou de começar.
Diminuição da lealdade em relação às empresas
O trabalho remoto também causou outro desafio ao mercado: a redução da lealdade dos trabalhadores em relação à empresa. Muitos relatam falta de conexão com líderes agora que trabalham de casa e isso faz com que os colaboradores se preocupem mais com seu futuro individual do que seu futuro dentro da companhia em que trabalham. Para reverter a situação, essas organizações devem pensar em estratégias de fidelidade e de melhoria na relação com membros das equipes.
O ano de 2021 começou diferente para todo mundo, e para o mercado de trabalho é a mesma coisa. Entender esses desafios e encontrar caminhos para driblá-los farão parte da rotina de todos os envolvidos até que consigamos sair da crise.
Quer saber como nossa consultoria especializada pode te ajudar nesse momento? Entre em contato e converse com um de nossos consultores!
Somos a EngSearch, uma consultoria de recrutamento, totalmente especializada nas áreas de Engenharia, Manufatura & Supply Chain.