Quais são os principais desafios de um(a) Gerente Industrial e como se tornar um(a)?
Gerenciar etapas do processo de fabricação, definir recursos que serão utilizados, buscar rentabilidade nos processos produtivos, essas e muitas outras responsabilidades estão ligadas ao gerente industrial. O cargo, que é extremamente estratégico, pede um profissional comprometido e com alta capacidade de organização, tanto nos processos, quanto de pessoas.
Dentro de todas as atividades que estão no escopo desse cargo, podemos destacar alguns desafios constantes deste profissional: gestão de pessoas, tomada de decisão e controle de informações. Se você pensa em se tornar um gerente industrial, precisa saber que terá que lidar com essas e outras situações.
Gestão de pessoas
Você pode pensar que a gestão das pessoas fica à cargo do RH, certo? No entanto, é o gerente que vai auxiliar na definição dos cargos para compor as equipes. Por isso, ele precisa entender qual o perfil e as competências que ele procura.
Após a contratação, cabe a ele identificar se o colaborador está atendendo à demanda do cargo, se precisa ser realocado, dispensado etc. A gestão da equipe é uma das responsabilidades desse profissional. Em casos nos quais ele precisa gerenciar muitas equipes, ele tem que saber identificar lideranças no grupo que possam ajudar.
Além disso, o gerente tem que ter um olhar analítico sobre seus colaboradores. Ele pode identificar talentos para outros cargos, inclusive evitando perder esses profissionais. Gestão de pessoas é uma grande responsabilidade do cargo e certamente uma das principais competências para assumir uma gestão industrial, o profissional precisa saber se relacionar bem.
Tomada de decisão
Por ser um cargo de liderança, o gerente não pode ter problemas ou insegurança para tomar decisões. Ele vai precisar fazer isso diariamente, seja para mudar processos, para organizar equipes, negociar com prestadores de serviço, lidar com o sindicato, adotar novas ações, enfim, talvez o maior desafio desse cargo seja a constante necessidade de tomada de decisões.
Por isso, esse profissional tem que ser analítico e crítico. Saber analisar uma situação, coletar dados relevantes e conhecer diferentes métodos e ferramentas de trabalho que possam auxiliar na resolução de um problema. O gerente precisa ser realista, pensar rápido, mas não ser impulsivo. É um trabalho para quem sabe lidar com pressão e não é indeciso. Obviamente que deverá contar com ajuda de sua equipe ou até mesmo de consultorias externas, mas grande parte das decisões finais serão de sua responsabilidade.
Controle de informações e dados
O gerente trabalha com um fluxo muito grande de informações e precisa saber como usá-las. A eficiência desse cargo se comprova com bons resultados nos processos e por isso, ele tem que saber quais dados coletar, sob que perspectiva analisá-los e como transformar informações em ações estratégicas.
Como saber se um processo tem bons resultados? Se o controle das máquinas está sendo feito? Se o fluxo de matéria primas está correto? Se os processos são rentáveis? Se os projetos estão sendo implementados corretamente? Se a segurança do trabalho é sempre prioridade? Se existem riscos ao meio ambiente? O gerente industrial precisa se questionar sobre tudo e buscar essas respostas. Ele é uma pessoa muito estratégica e sua maior ferramenta é sua habilidade em resolver problemas e lidar com situações adversas.
Como se tornar um gerente industrial?
Pelos desafios citados acima, é possível ver que esse profissional é altamente qualificado – respeitando o porte da empresa e suas complexidades industriais – porém, em primeiro lugar, esse profissional precisa gostar de “respirar” um ambiente fabril, senão dificilmente irá se adaptar. Quem tem interesse no cargo deve se especializar na indústria em questão, estar atualizado quanto à métodos de trabalho e ferramentas aplicadas, entender da legislação vigente, saber ler o mercado e suas variações, e o mais importante, precisa saber liderar pessoas e ter um bom controle emocional. São poucos profissionais que conseguem lidar com a enorme pressão no ambiente de fábrica.
É praticamente garantido que esse profissional precisa dominar, pelo menos, a língua inglesa (incluindo empresas nacionais, pois algumas possuem contratos com empresas do exterior) e muitas das vezes as empresas possuem o interesse em ter profissionais com formação em Engenharia.
Caso tenha interesse em se tornar um dia um(a) Gerente Industrial, é importante traçar uma estratégia no médio-longo prazo e avaliar as principais áreas que precisará adquirir. Por exemplo, você pode iniciar na área de processos, depois trabalhar diretamente na produção e conquistar promoções internas para subir de cargo (Engenheiro, Coordenador, Gerente etc). Isto não é uma regra, já tivemos a oportunidade de conhecer excelentes profissionais que ocupavam a gestão de uma área Engenharia, Manutenção ou até mesmo SSMA antes de assumir a fábrica. Formações extras como Especializações, Pós-graduações e MBAs poderão te fornecer boas ferramentas, porém definitivamente seus comportamentos diários, suas competências e a maneira que lida com as pessoas definirão seu sucesso.
Sua empresa possui a necessidade de contratar um(a) Gerente Industrial? Entre em contato com um de nossos consultores e peça por informações. Será um prazer te ajudar a realizar uma boa contratação. Aproveite também e siga nossa página do LinkedIn. Somos EngSearch, uma consultoria especializada em contratações para as áreas de Engenharia, Manufatura e Supply Chain.