O novo líder não tem idade, tem postura!
Pergunte aos seus pais ou avós como era a relação deles com seus superiores e comece a notar uma das grandes diferenças das empresas de hoje em dia: cargos de responsabilidade estão nas mãos de líderes e não apenas dos chefes. Afinal, qual a diferença?
Por chefe entendemos aquela pessoa que está em um cargo maior que o seu e por isso, delega e supervisiona suas atividades. Ele é normalmente mais velho, está a mais tempo na empresa e dificilmente será questionado. Os chefes não são muito bem vistos. Eles têm aquela imagem de autoridade que causa desconforto nos demais. Já conheceu algum chefe assim?
Já os líderes não são identificados pela sua hierarquia ou idade, mas pelo seu comportamento dentro do ambiente de trabalho. São pessoas ativas, que assumem responsabilidades e que estão sempre trabalhando em prol do todo. A características mais marcante de um líder é a sua capacidade de escutar e saber utilizar o melhor de cada um dentro de um projeto.
Nem todo chefe é líder, nem todo líder é chefe
Despontar como uma liderança dentro de uma empresa é uma das formas de chamar a atenção (de maneira positiva). Para ser um líder no seu ambiente de trabalho você não precisa ser mais velho que os demais, tão pouco estar a mais tempo do que os outros naquela profissão, mas você precisa ter determinados comportamentos que façam com que as pessoas confiem em você.
Cada vez mais jovens lideranças têm se destacado no mercado, isso porque esses profissionais chegam com a mente aberta para aprender, mas também para observar e sugerir melhorias. Entendendo esse novo perfil, cada vez mais as empresas estão dispostas e ouvir essas sugestões, pois entendem que uma “visão nova” pode fazer toda diferença.
Como firmar seu papel de líder
A primeira coisa que o líder deixa em casa é a arrogância. Independente da experiência que ele tem, quando chega em um ambiente profissional, ele é o primeiro a escutar o outro. Então a primeira dica para se firmar como líder na empresa é: ouça!
Conheça as pessoas que trabalham com você, se interesse por elas. Deixe que elas compartilhem suas experiências e conhecimentos. Se você é um líder de verdade, tem que conhecer muito bem quem está do seu lado.
Outra característica do líder é não ser egoísta. Ele entende que quando o grupo ganha, ele ganha também e que o seu trabalho não é apenas em prol de si mesmo, mas da empresa como um todo. Um líder sabe reconhecer o mérito de um colega e não se apega a rixas profissionais. Quem se preocupa apenas com si mesmo, definitivamente não pode liderar um grupo.
O líder é observador e participativo. Não adianta você querer assumir o papel de líder fazendo apenas o que te mandam. Você precisa aprender a olhar tudo que acontece à sua volta e pensar em como melhorar a dinâmica profissional. Sugira novos métodos, proponha mudanças, não tenha medo de falar e expor suas ideias. Saia da caixa e se desafie a encarar novos desafios no trabalho, isso mostra que você tem vontade de crescer e de aprender e ainda, que não tem medo de novas responsabilidades.
Líderes não tem idade mínima
Uma pessoa com perfil de liderança começa a se destacar desde cedo. Quando criança é ela que conduz as brincadeiras e os amigos. Ou seja, não se ache jovem demais para buscar esse papel dentro da empresa. Ser líder é uma questão de comportamento, não de idade.
É claro que é fundamental que você valorize quem tem mais tempo de profissão, pois você pode aprender muito, mas não se apegue a isso para ter uma postura ativa. O mercado de trabalho mudou muito e não é a idade que dita as regras, são os comportamentos. As empresas estão cada dia mais de olho em perfis profissionais, então se você um dia sonhou em ser chefe, agora é hora de mudar e começar a se preparar para ser um líder!